Pessoas sedentárias ou com imobilização prolongada podem apresentar um quadro de porosidade nos ossos. Por este motivo a prática de exercícios com um profissional é fundamental para amenizar a evolução da doença.
Leia tambem: Inchaço nas pernas dos idosos / O que é e como tratar a infecção urinária em idosos?
Osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo podendo enfraquecê-los e com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços.
Há um conjunto de fatores que influenciam e favorecem no desenvolvimento da osteoporose: Envelhecimento, Hereditariedade, Menopausa, Excesso de álcool e fumo, imobilização prolongada e medicamentos como o corticoide favorecem a redução da massa.
Além destes fatores, o baixo consumo de cálcio e de vitamina D também pode levar ao enfraquecimento dos ossos. A média brasileira de ingestão cálcio é de 400 mg/ dia, duas a três vezes menor do que o recomendado. A principal fonte de cálcio nos alimentos é o leite e seus derivados.
Quanto a vitamina D, estudos mostram que após o inverno, quase 80% das pessoas, apresentam índices insuficientes desse micronutriente. A vitamina D é um micronutriente que o próprio corpo humano é capaz de produzir após a exposição ao sol e ainda é encontrada no óleo de fígado de bacalhau, no óleo de salmão e em alguns peixes.
Segundo o estudo BRAZOS (The Brazilian Osteoporosis Study) 15% das mulheres e 12% dos homens acima de 40 anos de idade sofrerão uma fratura como consequência da osteoporose, independente de classe socioeconômica, nível educacional ou profissão.
A conscientização e a atitude são fatores preponderantes nesta luta contra a osteoporose, principalmente na prevenção.
Tom Mendes
A harmonia do seu corpo depende da qualidade dos seus hábitos.
Leia ainda: Atividades do cuidador de idosos / Auxílio ao idoso
Notícia veiculada no Jornal do Lago