Idosos
Ipea projeta nº dos idosos com mais dificuldades nos próximos 10 anos
30 de junho de 2020
Benefícios do ovo
Os benefícios do ovo para os idosos
30 de junho de 2020
Exibir tudo

Cuidado com a Osteoporose em idosos

Osteoporose e idosos

Pessoas sedentárias ou com imobilização prolongada podem apresentar um quadro de porosidade nos ossos. Por este motivo a prática de exercícios com um profissional é fundamental para amenizar a evolução da doença.

 

Leia tambem: Inchaço nas pernas dos idososO que é e como tratar a infecção urinária em idosos?

 

O que é osteoporose?

Osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo podendo enfraquecê-los e com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços.

 

O que causa osteoporose

Há um conjunto de fatores que influenciam e favorecem no desenvolvimento da osteoporose: Envelhecimento, Hereditariedade, Menopausa, Excesso de álcool e fumo, imobilização prolongada e medicamentos como o corticoide favorecem a redução da massa.

Além destes fatores, o baixo consumo de cálcio e de vitamina D também pode levar ao enfraquecimento dos ossos. A média brasileira de ingestão cálcio é de 400 mg/ dia, duas a três vezes menor do que o recomendado. A principal fonte de cálcio nos alimentos é o leite e seus derivados.

 

Vitamina D

Quanto a vitamina D, estudos mostram que após o inverno, quase 80% das pessoas, apresentam índices insuficientes desse micronutriente. A vitamina D é um micronutriente que o próprio corpo humano é capaz de produzir após a exposição ao sol e ainda é encontrada no óleo de fígado de bacalhau, no óleo de salmão e em alguns peixes.

 

Pessoas com  Osteoporose

 Segundo o estudo BRAZOS (The Brazilian Osteoporosis  Study) 15% das mulheres e 12% dos homens acima de 40 anos de idade sofrerão uma fratura como consequência da osteoporose, independente de classe socioeconômica, nível educacional ou profissão. 

A conscientização e a atitude são fatores preponderantes nesta luta contra a osteoporose, principalmente na prevenção. 

 

Tom Mendes

A harmonia do seu corpo depende da qualidade dos seus hábitos.

Leia ainda: Atividades do cuidador de idososAuxílio ao idoso

 

Notícia veiculada no Jornal do Lago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *