A importância do exercício físico na terceira idade
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física é a melhor forma de retardar as alterações corporais relacionadas ao envelhecimento. Em resolução de 2008, a OMS recomenda os exercícios na terceira idade para auxiliar na manutenção da densidade óssea, estimular os sistemas músculo-esquelético, respiratório, cardiovascular e nervoso central. Leia também: Saúde do idoso: pergunte ao especialista / Exercícios para idosos
Disposição e auto-estima do idoso
Disposição e auto-estima. Quem conhece o casal japonês Kokitsu não imagina que há pouco mais de seis meses eram dois idosos com saúde frágil e movimentos limitados. Eishin e Teruko procuraram a academia VIP Training, por orientação médica, para melhorar a capacidade funcional e a autonomia pela inclusão do exercício físico diário. Desde então, praticam musculação duas vezes por semana. A esposa, Teruko, que chegou praticamente sem andar, já desenvolve passos rápidos e respiramelhor.
Exercício físico na terceira idade
O exercício físico na terceira idade traz tanto benefícios físicos quanto sociais e psicológicos contribuindo para um estilo de vida mais saudável, garante a educadora física e sócia da academia VIP Training Roberta Marques, que acompanhou de perto a evolução do casal Eishin e Teruko.
“Além disso, sempre aconselhamos aos nossos alunos, com idade mais avançada, que mantenham bons hábitos alimentares e realizem acompanhamento médico. Atitudes como esta auxiliam e muito nos resultados do exercício físico”, explica Roberta.
Na VIP Training, o público da terceira idade conta com atendimento diferenciado por meio do programa VIP Care, que engloba acompanhamento a cardíacos, diabéticos, pessoas com dificuldade motora e até mesmo com deficiência mental.
“Estamos sempre atentos a carência dos nossos alunos e sentimos que eles necessitavam de um algo mais, por isso, abrimos o VIP Care. Nossos professores são de extrema confiança, acompanham desde a aferição de peso até os resultados dos exames médicos aplicando programas específicos para cada necessidade”, afirma Roberta Marques.