Cuidador de idosos: o que devo considerar na contratação desse profissional?
A procura por cuidadores de idosos tem crescido. A falta de tempo dos familiares e a resistência em levar um ente querido para uma casa de repouso, que também pode envolver a questão financeira, tem feito com que a opção por manter o idoso em casa seja a decisão de muitas famílias.Leia tambem:Atividades do cuidador de idosos / Cuidados com idososA procura do cuidador de idososA escolha de um profissional para cuidar do familiar idoso requer calma e atenção. Não faça escolha apressada, converse com amigos e conhecidos que já passaram por essa situação e verá que diante de informações confiáveis sobre o assunto, seu familiar estará mais seguro e bem cuidado.
O que considerar na hora de contratar outro profissional
Na hora de contratar um cuidador profissional, é preciso checar com a empresa que oferece o serviço ou diretamente com o cuidador profissional alguns aspectos importantes para garantir boas condições de cuidado para seu familiar idoso.
Questões que podem auxiliar na hora de contratar um profissional
Verifique como os cuidadores profissionais são recrutados e quais são os requisitos de contratação em relação ao tempo de experiência, cartas de recomendação, tempo de permanência em cada residência.
Procure verificar os antecedentes criminais do cuidador a ser escolhido.
Verifique qual curso de capacitação os cuidadores profissionais recrutados já realizaram.
Faça um teste prévio: veja como foram avaliadas as habilidades do cuidador profissional no seguintes quesitos: levantar e transferir uma pessoa idosa; competências de cuidados pessoais (banho, curativo, higiene pessoal); cuidados com alimentação e medicação (preparo, oferta e registros diários) e treinamento em gestão comportamental e de suporte cognitivo.
Em caso de contratação via uma empresa, qual é a política de substituição pontual de um cuidador profissional que não pode exercer seu serviço em determinada ocasião? Opte por empresas que tenham flexibilidade de substituição.
Se houver insatisfação com os serviços de um cuidador contratado, qual é a política de substituição da empresa?
Acompanhe os registros diários em relação à quantidade de líquido ingerido, controle de medicação, controle de ingestão de alimentos e eliminações fisiológicas de urina e evacuações, entre outras, esta função deve ser supervisionada pelo próprio familiar.
Procure empresas com reconhecimento de mercado e referências. Isso pode ser facilmente encontrado na internet ou através da solicitação de telefones (referências) de outros clientes que a empresa atende.
Apesar de todas as questões acima, a dinâmica do cuidado é bastante complexa e pode gerar um processo de troca de profissionais com o decorrer do tempo, essa rotatividade é normal e tende a diminuir quando se tem calma e atenção a todas as questões listadas acima. O cuidado na escolha da empresa fará você escolher de maneira mais assertiva o cuidador para o seu familiar.