Qualidade de vida para idosos
Qualidade de vida para o idoso
30 de junho de 2020
Exercícios físicos
A importância do exercício físico na terceira idade
30 de junho de 2020
Exibir tudo

Cuidador de idosos: o que devo considerar na contratação desse profissional?

Contratação do cuidador de idosos

A procura por cuidadores de idosos tem crescido. A falta de tempo dos familiares e a resistência em levar um ente querido para uma casa de repouso, que também pode envolver a questão financeira, tem feito com que a opção por manter o idoso em casa seja a decisão de muitas famílias.

 

Leia tambem: Atividades do cuidador de idosos / Cuidados com idosos

 

A procura do cuidador de idosos

A escolha de um profissional para cuidar do familiar idoso requer calma e atenção. Não faça escolha apressada, converse com amigos e conhecidos que já passaram por essa situação e verá que diante de informações confiáveis sobre o assunto, seu familiar estará mais seguro e bem cuidado.

 

O que considerar na hora de contratar outro profissional

Na hora de contratar um cuidador profissional, é preciso checar com a empresa que oferece o serviço ou diretamente com o cuidador profissional alguns aspectos importantes para garantir boas condições de cuidado para seu familiar idoso. 

 

Questões que podem auxiliar na hora de contratar um profissional

  • Verifique como os cuidadores profissionais são recrutados e quais são os requisitos de contratação em relação ao tempo de experiência, cartas de recomendação, tempo de permanência em cada residência.
  • Procure verificar os antecedentes criminais do cuidador a ser escolhido.
  • Verifique qual curso de capacitação os cuidadores profissionais recrutados já realizaram.
  • Faça um teste prévio: veja como foram avaliadas as habilidades do cuidador profissional no seguintes quesitos: levantar e transferir uma pessoa idosa; competências de cuidados pessoais (banho, curativo, higiene pessoal); cuidados com alimentação e medicação (preparo, oferta e registros diários) e  treinamento em gestão comportamental e de suporte cognitivo.
  • Em caso de contratação via uma empresa, qual é a política de substituição pontual de um cuidador profissional que não pode exercer seu serviço em determinada ocasião? Opte por empresas que tenham flexibilidade de substituição.
  • Se houver insatisfação com os serviços de um cuidador contratado, qual é a política de substituição da empresa?
  • Acompanhe os registros diários em relação à quantidade de líquido ingerido, controle de medicação, controle de ingestão de alimentos e eliminações fisiológicas de urina e evacuações, entre outras, esta função deve ser supervisionada pelo próprio familiar.
  • Procure empresas com reconhecimento de mercado e referências. Isso pode ser facilmente encontrado na internet ou através da solicitação de telefones (referências) de outros clientes que a empresa atende.
  • Apesar de todas as questões acima, a dinâmica do cuidado é bastante complexa e pode  gerar um processo de troca de profissionais com o decorrer do tempo, essa rotatividade é normal e tende a diminuir quando se tem calma e atenção a todas as questões listadas acima. O cuidado na escolha da empresa fará você escolher de maneira mais assertiva o cuidador para o seu familiar.

Fonte: Jornal do Lago

Leia ainda: Acompanhante de idososBem estar no trabalho do cuidador de idosos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *