Exercicios ao ar livre
Exercícios ao ar livre para idosos
30 de junho de 2020
Qualidade de vida para idosos
Qualidade de vida para o idoso
30 de junho de 2020
Exibir tudo

Artrose no joelho

Artrose no Joelho

Pesquisa do Iamspe reuniu 50 pacientes; 40% desistiram da cirurgia após rotina de exercícios

 

Leia também: Inchaço nas pernas dos idososCuidadores para casos de artrite e artrose  

Cirurgia de artrose no joelho

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) aponta que 40% dos pacientes com quadro clínico favorável à colocação de próteses no joelho desistiram do procedimento após a realização de exercícios.

O estudo foi realizado com 50 pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na zona sul da capital paulista. Eles apresentavam artrose e foram selecionados pela idade avançada, em que o estado clínico é, na maioria das vezes, mais grave.

Durante seis meses, os participantes tiveram exercícios prescritos de acordo com a condição de cada paciente, mas com ênfase em resistência e alongamento e respeitando o local solicitado por cada um, podendo ser uma hidroginástica, academia ou até mesmo atividades no próprio domicílio.  

 

A prática de exercícios substitui a cirurgia?

“A prática regular de exercícios físicos vem acompanhada de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo”, explica Samir Salim Daher, médico do HSPE e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Após o período, todos os pacientes foram reavaliados e 40% desistiram da cirurgia, alegando condições ideais para voltar à rotina. Os outros 60% relataram diminuição de dor e continuam com os exercícios.

Leia ainda: Fisioterapia para idososAtividades de vida diária

Compartilhamos notícia veiculada no Jornal do Lago 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *