Envelhecimento com qualidade de vida
Envelhecimento com qualidade de vida
30 de junho de 2020
Artrose no Joelho
Artrose no joelho
30 de junho de 2020
Exibir tudo

Exercícios ao ar livre para idosos

Exercicios ao ar livre

Quem chegou aos 60 e pretende explorar o cenário ao ar livre para a prática esportiva, precisa de maiores cuidados, mas alguns deles precisam ser tomados pelos mais jovens também: alimentação adequada, uso de protetor solar e hidratação são fundamentais para que o desempenho seja bom para o praticante.


Leia tambem: Saúde do idoso: pergunte ao especialista / Exercícios para idosos

Cuidados ao ar livre

De saldo, a prática esportiva é extremamente benéfica pra quem está na melhor idade, desde que todos os riscos sejam minimizados através de iniciativas simples, claro que depois de visitar o médico e realizar o check-up através de exames e assim conferir que a saúde está em dia, pois muitos exercícios são passados respeitando as condições de saúde de cada pessoa.  

 

Qual a importância da atividade física para os idosos?

A professora de educação física e colaboradora da ASBP, Denise Cesário, a prática adequada de exercícios traz inúmeras benesses para quem está em processo de envelhecimento mais acentuado. “A atividade física para o idoso melhora a qualidade do sono, e previne males como a osteoporose, além de proporcionar o controle da pressão arterial e ajudar na manutenção do equilíbrio e do bom humor”, avalia a especialista.

Além disso, de acordo com a Denise, é necessário que haja uma certificação de que o idoso está apto a realizar atividades físicas, verificando a adaptação, a intensidade, a qualidade do movimento e as possíveis patologias do idoso. E ao sair para a atividade, sempre aferir a pressão arterial e saber se o mesmo tomou os remédios de uso continuo.

 

Cuidados com a pele

Já a esteticista, Larissa Boroczky, existem coisas que são de praxe e que os idosos precisam de mais cuidado ainda, como aplicar protetor solar pelo menos 30 minutos antes de ir pra rua e replicar a cada 2 horas.

Além disso, como o sol pode prejudicar bastante a saúde da pele, a especialista em estética diz que a alimentação adequada é um bom aliado para manter a pele bonita e saudável. “Uma alimentação balanceada terá como consequência uma pele mais bonita e saudável. Há alguns alimentos que podem prevenir o câncer de pele, como por exemplo, o abacate (rico em Ômega 3 ) e a aveia ( rica em vitamina B3 ), que também ajudam a manter a hidratação da pele”, orienta Larissa.  

Leia ainda: Fisioterapia para idosos / Cuidadores de idosos para casos de artrite e artrose

Compartilhamos notícia veiculada no Jornal do Lago sobre idosos e a pratica de exercícios ao ar livre.Veja a seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *